segunda-feira, 26 de março de 2012

Dieta Dukan

Opa! Cheguei no blog rolando :(
Amanhã vou me pesar mesmo com tudo que comi durante a semana, em especial nos últimos dias.
Quero agradecer aos comentários que estão mais frequentes e me deixam mais animada pra postar tantos as coisas boas como os fracassos também!
Hoje um beijo especial à Valquiria mencionou meu nome no último post dela e à Tê que comentou sobre o meu comentário (?) Deu pra entender, né? Um dia eu conto a curta história da piscina de bolinha. Bah. Foi triste, mas tá bom.

Ó, faz tempo que não saio de casa, esse final de semana mesmo foi mais um sem sair, sem aceitar convites, sem ver nenhum amigo... Tem uns que não vejo há anos por causa disso. Fui ao show do Nazareth mês passado e foi um milagre. Tinha emagrecido 5 kg e já bastou pra eu me sentir uma princesinha linda... pff! Engordei e já era. Não saio, fico extremamente mal. Tenho um histórico bem feio sobre isso. Parei um ano de estudar no ensino médio porque eu não conseguia mais me socializar com ninguém e fiquei em casa, sem sair pra nada. Quase parei de novo quando faltava um ano pra eu concluir, mas tomei remédio de novo e emagreci 10 quilos, fiquei melhor. Isso quase se repetiu por várias e várias vezes... Eu não quero mais que isso se repita. Como eu já disse, não quero ser magrela, eu quero estar bem. Tenho certeza que aos 90, 85, 80 eu estarei MUITO feliz, mas tenho medo que essa felicidade me engorde, então gostaria de me reeducar muito bem.

Sempre fui gordinha. Desde os 4 anos eu já era a brincadeira da escola, o playground. Isso foi até a adolescência. Mas com 14 anos tomei muitos remédios e emagreci 20 quilos e a partir do momento que eu emagreci, fui engordando aos poucos, chegando a 15 quilos a mais do peso antes de eu emagrecer. Fui de 89 pra 69 e depois pra 105 em menos de 3 anos. Como era uma menina que recém saiu da "infância", foi um tempo estranho, eu não sabia o que era dieta até então, eu recém tinha começado a sair com amigos. Se fosse agora, talvez eu tivesse dado um pouco mais de valor e aproveitado meu tempo de "magrinha". Parece que toda essa fase de emagrecimento rápida e errada, diga-se de passagem, não fez parte de mim, como se fosse de outro mundo. Depois disso já emagreci e engordei muitas vezes.

 De tanto fazer coisas certas, erradas, de tanto ler sobre dietas malucas e reeducação alimentar correta, aprendi muito, tanto que já pensei em fazer Nutrição. Muitas vezes digo pra mim mesma: "Não vou em uma nutricinista gastar dinheiro.  Eu mesma sei montar um cardápio legal pra emagrecer." E realmente sei, aliás, todas nós realmente sabemos, mas não seguimos. Quanto já lemos sobre o assunto? Quantas vezes já testamos as dietas em nós mesmas? Quantas vezes já vimos meninas conseguirem emagrecer com determinado cardápio? Quantas conversas já tivemos sobre isso com outras pessoas/blogueiras? De fato, se eu for em uma Nutricionista, ela vai falar milhaaaaaaaaares de coisas que eu já sei. Acho que vai até falar TUDO que eu já sei, não desmerecendo as Nutricionistas, é claro. Vai montar um cardápio quase que igual ao que faria pra mim. A diferença é que estaremos seguindo alguma coisa, e não estaremos livres, sem um cardápio estampado na nossa cara, ou colado na geladeira ou mural.

 Então...

Pensei em algumas alternativas: ou eu vou em uma nutricinista, porque TUDO que eu faço, já não tá mais fazendo efeito... Sabe uma dietinha proteica, somado a uns pãezinhos integrais às vezes, frutas, legumes? Então, já não faz mais efeito como fazia. Meu corpo já tá olhando pra essa dieta e rindo da minha cara. Ou eu imprimo uma cardápio legal e colo na testa pra eu seguir a risca, sem tirar nem pôr. Aí fui pensando, pensando... e resolvi comprar este livro:

Tinha a versão original em inglês. Era um livro mais grosso, porém o triplo do preço. Achei esse legal! Paguei 29,90 na Saraiva.



Já viram algumas meninas fazendo essa dieta, né?

A dieta do Dr. Pierre Dukan consiste basicamente em:

- Comer só proteína (carne, laticínios magros, ovo) em uma fase de 1 a 10 dias, dependendo de MUITA coisa pra que haja uma empolgação e um "ALÔ!" pro corpo.
- Depois passar a comer proteína + verduras, alternando, até chegar o peso ideal.
- E depois as últimas duas fases, voltando às nossas comidas "normais" e também necessárias, aos poucos, mas ali tá tudo explicadinho. Não é dessa forma feia que tô falando aqui, né... Aliás, todas as quatro fases têm nome.

Eu sou bem orgulhosa pra dieta restritiva... sempre acho que todo tipo de restrição é coisa de anoréxica desesperada pra perder peso. Já fui assim e hoje tô muito mais consciente. Talvez se eu falasse pra algumas pessoas sobre essa dieta, iriam me chamar de gordinha maluca, mas quem não conhece o livro e/ou a dieta, eu aconselho dar uma lida mesmo que NÃO queira fazê-la. É tudo MUITO interessante e DIDÁTICO, muito gostoso de ler, já tô quase acabando. É toda uma conversa de um médico que, aparentemente, te entende e não te propõe fazer coisas doentias. Parece realmente algo pra vida toda, um novo acordar pro corpo e pra mente do gordo.

Semana passada eu já tava pensando em fazer esta dieta vendo blogs de meninas que fazem, aí acessei o site oficial da Dukan Diet e depois o Site brasileiro da dieta, que ainda não tá terminado... aí respondi todas as perguntas, todas minunciosas, inclusive sobre nossa estrutura óssea (viu, eu tenho ossos largos! hahaha) e olha:

Clica que aumenta!

Interessante, né! :) Tenho que terminar o livro e tô pesquisando várias coisas sobre a dieta, mas quem não conhece, repito: MUITO legal, algumas coisas, como eu disse, eu já sabia, mas outras não! Alias, VÁRIAS não e por isso tô gostando muito de ler! Tenho que terminar as frutas e outras coisas que comprei que não fazem parte da fase inicial da dieta, não tô rica pra jogar isso fora e fazer as coisas em pensar, né... enquanto isso, vou lendo, estudando mais sobre ela e vendo se vou fazer mesmo, porque precisa ter MUITA força de vontade!

Aaaaaaaah, escrevi um monte de novo! Mas é isso!

Bjobjobjobjo

11 comentários:

disse...

Oi!!!vi seu comentario no blog da Andreia. Vai começar a dukan eu tenho vontade de fazer tbm mas quero primeiro ler o livro, vc comprou na saraiva e chegou rapido?bjsss

Anônimo disse...

Oi, sua marota, tudo bom ?
Já tinha ouvido falar várias vezes sobre essa dieta, mas não sabia muito dela até ler seu post. Parece bem promissora e interessante, vou ler mais a respeito, com certeza.
Outra coisa que eu queria te perguntar, é com quantos quilos voce tá ? Vi ali que voce tem 1.65, né ? E qual foi seu menor peso ate hoje... Tô perguntando poq nossas histórias se parecem muito :) Aí é legal trocar essas figurinhas, haha.
Mas outra dúvida, que remédio voce tomou pra emagrecer ? Foi bom, foi ruim, voce passou mal ? Morro de curiosidade sobre essas coisas... Nunca tive coragem de tomar, mas as vezes confesso que me da uma vontadezinha de correr pra eles... Quero saber se voce indicaria...
Ahhhh e o esmalte é uma combinação: são 2 camadas do Desfecho (Colorama) e 1 camada do Prata (Impala) :)
Eu gostei muito, fiquei toda pomposa, hahahaha.
Beijão e desculpe a falação !
Me empolguei e acabei fazendo um post nos seus comentários, hahaha.

Anônimo disse...

Template ? Isso é grego, né ? Sabia ! hahahaha. Não faço idéia do que seja.
Se você quiser me passar teu msn a gente pode conversar por lá as vezes, acho até mais fácil :)
Porém, o meu tá com um probleminha, e as duas pessoas tem que se adicionarem, haha.
O meu é: nathalialippe@hotmail.com

Anônimo disse...

Ahhhh sim, o meu é 'Simple' também :)
Prazer, sou a abduzida do Planeta Terra ! hahaha.
Já te adicionei, ok ?
Beijos.

LuRussa disse...

Monica, essa dieta DUKAN tá parecendo a mesma do Dr Atkins, estou certa ? fiquei curiosa agora...

bom, pra mim, comer proteína me dá leveza e me desincha !!!

bjoss

LuRussa

A Galinha-Fernanda Nunes disse...

Tentei fazer esta dieta por dois dias e me dei muito mal... fiquei fraca e sem disposição nenhuma! Realmente preciso dos carboidratos para sobreviver, grrrrrrrrr... beijuuuu

Rachel disse...

Oi Mônica, td bem? Acho que valeria a pena procurar uma nutri, mas como vc comprou o livro tenta seguir. Tem vááárias meninas com blog seguindo e se dando super bem, trocam receitas e tudo!!! Te desejo suceeeesso mesmo! Um bjo

Giovana disse...

oi Mônica? Acabei de conhecer seu blog..li todos os posts e me reconheci tanto neles. As mesmas angustias, a mesma luta...vamos nessa..estou particularmente interessada na Dukan...mas ainda não me decidi...bjos

Geovana Centeno disse...

oi querida tava sem net, dei pane no meu modem....

bom respondendo a tua pergunta o farelo de aveia deve ser usado pra quem tem problema de intestino ou pra quem não consegue ficar sem aquele paozinho, ele junto com o ovo e a fibra de trigo, tu consegue fazer altas receitas, eu vario bastante o meu cafe da manha e não passo fome viu...o bom é que voce comprou o livro, devore o livro antes de começar a dieta assim tu vai entender direitinho...eu tenho o azul o mais antigo, mas acho que seja tudo a mesma coisa...boa sorte e seja bem vinda a dukan.

Liny disse...

Oie, comprei o livro tbem, e um pouco diferente, nao sei, e em ingles, mas e do Dukan tbem, sobre a dieta dele, li a primeira fase e ja comecei a fazer, estou no terceiro dia da dieta com pura proteina, farei mais 3 dias assim e depois comecarei a adicionar frutas, legumes...
Voce vai conseguir, e posso te dizer uma coisa, goste de vc, mesmo com sobrepeso, as pessoas nao sao somente o fisico, confie em vc, acorde todos os dias e grite alto "eu me amo", "eu sou feliz"... isso vai para os eu subconsciente e vai te ajudar com certeza... Vc e mais forte do que a comida... vc pode... Voce tem que se amar, se vc nao se amar ninguem vai te amar... se ame, vc e linda, vc pode!
bjinhus.. se quiser trocar ideias da dieta nte em contato comigo... estarei por aqui, sempre!

Anônimo disse...

olá
comecei a dieta a dois dias e já perdi 1,8 kg.
depois passarei aqui para postar os meus resultados após seis dias da fase de ataque.
Não estou sentindo fome e nem estou com ansiedade.